terça-feira, 23 de junho de 2009

22-06 É possível propagar sem fazer propaganda


Essa foi uma frase que ouvi hoje aqui em Cannes. E retoma o mais que conhecido assunto de oferecer relevância aos consumidores.

Ontem, na palestra da Goviral sobre Mídia Social e o espaço dos videos na internet, o palestrante Jimmy Maymann fez um overview sobre o novo comportamento das pessoas em relação à propaganda. Muitos dos assuntos abordados também foram tratados nas outras palestras, mas há alguns pontos que ele colocou que são bem interessantes.

            O que deu base para todos os seus argumentos foi o trinômio “Owned Media, Payed Media, Organic Media”. Ele mostrou alguns cases de sucesso que não tiveram mídia paga, mas que geraram um buzz incrível.

            Essa nova categoria de mídia, a mídia orgânica, talvez seja hoje uma das mais importantes. E para conseguir conquistá-la é necessária a “social glue”, ou seja, oferecer algo que realmente prenda as pessoas e que estas, uma vez coladas, colem em mais e mais gente. A tangibilidade, então, passa a ser um elemento chave para tal.

E foi a partir daí que a palestra abriu os meus olhos pra um conceito que eu nunca tinha parado pra pensar: o mundo do impresso e da televisão é muito distante das pessoas.

As mulheres perfeitas em capas de revistas, a vida das celebridades expostas no jornal gera curiosidade, mas não identificação.

            Em contra partida, a possibilidade de ter um blog ou um site, é a possibilidade de, no seu mundo, ser famoso. Ter seu espaço, subir suas fotos e vídeos e principalmente COMPARTILHAR tudo isso com sua rede de contatos, coloca cada um de nós no mesmo patamar de uma celebridade, afinal todo mundo passa a saber mais da sua vida, segue seus pensamentos do dia, copia seus links e ainda os repassa para os outros.

            As pessoas têm usado milhares de ferramentas para se expor. Será que nós estamos usando todas elas para ficar em contato constante com esses consumidores?

            A internet ampliou os pontos de contato com as pessoas. E é muito importante que, cada vez mais, tenhamos um olhar estratégico para não subutilizar esse trunfo. Não podemos perder a oportunidade de falar com elas o tempo todo. E estar onde elas estão.

Eu nunca vou estar na capa de uma revista, mas posso estar na capa de um portal como blog destacado. Os paparazzi nunca vão me seguir, mas meus amigos sim. E nunca vou ter um especial sobre minha vida no People and Arts, mas posso ter o meu canal no Youtube.

E porque não ter tudo isso e ainda contar com um sponsor das marcas que eu mais gosto? Porque aí sim eu vou me sentir realmente famosa.

 

2 comentários:

  1. Elyyysa, sou sua fã e seguidora.
    Muito bom esse post.
    Bjs,
    Gabi

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  2. Elyyyyyyysa e não é que você vai voltar sentada ao lado do Leão??????????? Que sortuda! Essa é a Elisa Gatti de Botas.
    Bj,
    Gabi

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